"JESUS,O REI REBELDE.UMA HISTÓRIA HEBRAICA"
- Antonio Jose Silva
- há 3 dias
- 2 min de leitura

27/01/2026
GIULIO BUSI, EM UMA RELEITURA DE JESUS
Um dos principais intelectuais italianos e dos mais importantes estudiosos do misticismo judaico, Giulio Busi, publicou um livro que é um convite para entender Jesus através de seus próprios olhos e dos olhos dos que o escutavam, focando no seu impacto político e espiritual enquanto judeu. No ensaio Gesù, il re ribelle. Una storia ebraica (2023), Giulio Busi, apresenta Jesus como um judeu observante, místico e subversivo, focado no seu contexto histórico.
"UM REI REBELDE"?
Na referida obra, Jesus é apresentado como um rabi galileu que desafiou tanto as autoridades religiosas quanto o Império Romano, oferecendo uma visão "rei rebelde" e profundamente imersa na tradição judaica. O autor, também propõe, uma releitura da figura de Jesus de Nazaré, afastando-se da imagem tradicional do "bom pastor" e focando-o inteiramente dentro do seu contexto judaico do primeiro século.
CONTEXTO JUDAICO E MÍSTICO
O autor enfatiza que Jesus não queria fundar uma nova religião, mas sim viver e ensinar dentro do judaísmo, com uma forte dimensão mística e espiritual.
A "REBELIÃO" E O "REI"
O título sugere uma leitura de Jesus como um líder que desafiava a ordem estabelecida, considerado perigoso pelo Império Romano. Ele é retratado como um rabi que pregava a justiça, subvertendo normas sociais e religiosas da época.
UM REVOLUCIONÁRIO SOCIAL
Jesus é destacado por sua postura revolucionária, incluindo seu tratamento inclusivo às mulheres e proximidade com os marginalizados, o que o tornava um agitador no contexto da Judeia ocupada. O autor, especialista em cultura judaica, remove a leitura teológica posterior para focar na figura de Jesus como percebida por seus contemporâneos, ressaltando sua humanidade e seu papel como mestre (rabi).
CRÍTICA LITERÁRIA
O livro tem sido recebido como um estudo corajoso que traz um perfil de Jesus "desconcertante" e muito distante da "imagem mansa transmitida pela tradição cristã". Ele é recomendado para quem procura uma perspectiva histórica que não ignora a dimensão espiritual e mística de Jesus.
Pontos Fortes: 1- Contextualização histórica precisa (Judaísmo do 1º século).
2-Abordagem original da "realeza" de Jesus. 3- Uma leitura crítica e direta dos Evangelhos.
"FIKA A DIKA"



Comentários