A SUPREMA CORTE JUDAICA
- Antonio Jose Silva
- 6h
- 2 min de leitura

30/01/2026
O QUE SIGNIFICA SINÉDRIO NA BÍBLIA
O Sinédrio era a suprema corte dos judeus, o mais alto tribunal que se reunia em Jerusalém. O significado da palavra Sinédrio transmite a ideia de assembleia, concílio e tribunal, e vem do grego synedrion. Essa palavra também podia ser usada para designar tribunais inferiores, ou seja, qualquer tribunal de justiça.
COMO SURGIU O SINÉDRIO?
É difícil fazer um panorama claro acerca da história do Sinédrio. Algumas antigas tradições judaicas dizem que o Sinédrio teve origem com os setenta anciãos que foram designados como auxiliares de Moisés
O SINÉDRIO NO TEMPO DE JESUS
No período registrado no Novo Testamento, o povo judeu vivia sob o domínio de Roma. Os romanos até concederam aos judeus grandes poderes na resolução de questões locais. Então no tempo de Jesus o Sinédrio possuía muita autoridade, pois basicamente o governo interno da província estava em suas mãos.
JULGAMENTO DE JESUS
O Sinédrio é mencionado diretamente na Bíblia em várias passagens do Novo Testamento. As principais delas dizem respeito ao julgamento de Jesus perante o Sinédrio e também às ocasiões em que os apóstolos de Jesus e demais membros da Igreja foram conduzidos ao Sinédrio durante a perseguição ao Cristianismo em seus primeiros anos.
FALSO TESTEMUNHO
O Sinédrio julgava as causas e tomava as decisões com base na lei judaica. Apesar disso, em alguns assuntos o Sinédrio não possuía total autonomia. Jesus Cristo foi julgado pelo Sinédrio. Esse episódio, no entanto, serve como exemplo das falhas e dos desvios morais da jurisdição do Sinédrio. O próprio Jesus foi acusado de blasfêmia e condenado à pena capital sob falso testemunho.
FORMAÇÃO DO SINÉDRIO
Em seu início o Sinédrio era formado majoritariamente por saduceus, ou seja, pela aristocracia sacerdotal. Mas com o tempo novos perfis de membros foram sendo incluídos. No período do Novo Testamento, o Sinédrio era formado basicamente por três grupos: os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos. A expressão “principais sacerdotes” refere-se a um grupo composto pelos mais poderosos da classe sacerdotal.



Comentários