top of page

DOENÇAS DA MODERNIDADE

  • Foto do escritor: Antonio Jose Silva
    Antonio Jose Silva
  • 23 de jan.
  • 2 min de leitura

23/01/2026


DCNTs - DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica as "doenças da modernidade", predominantemente conhecidas como Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) ou doenças do estilo de vida, como a principal ameaça à saúde global, sendo responsáveis por 41 milhões de mortes anualmente.


UMA QUESTÃO DE ESTILO DE VIDA

Vivemos em uma era de avanços tecnológicos rápidos e constantes, que trazem benefícios e facilidades para a vida cotidiana. No entanto, esse estilo de vida acelerado e altamente conectado também resultou em uma série de problemas de saúde conhecidos como “doenças da modernidade”.

Estresse crônico, rotina de trabalho, problemas financeiros, autocobrança desmedida, falta de atividade física, alimentação inadequada e exposição excessiva a dispositivos eletrônicos, são alguns dos efeitos do novo "modus vivendi".


QUANDO A MENTE ADOECE

As doenças mentais, como ansiedade, burnout, síndrome do pânico e depressão, têm se manifestando com maior frequência na sociedade moderna. A pressão social, o estilo de vida acelerado e a falta de suporte emocional são algumas das causas dessas condições. Doenças como obesidade, diabete tipo 2 e doenças cardiovasculares, incluindo doença arterial coronariana, hipertensão e acidente vascular cerebral, também tiveram um aumento significativo nos últimos tempos.


DEPRESSÃO: UMA DOENÇA QUE GANHA "MUSCULATURA"

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas. Ainda, segundo a OMS, a depressão será também a doença que mais gerará custos econômicos e sociais para os governos, devido aos gastos com tratamento para a população e às perdas de produção.


UMA EPIDEMIA SILENCIOSA

A depressão é mais comum do que outras doenças que são mais temidas pela população, como a Aids ou o câncer. "Nós poderíamos chamar isso de uma epidemia silenciosa, porque a depressão está sendo cada vez mais diagnosticada, está em toda parte e deve aumentar em termos de proporção, enquanto a (ocorrência) de outras doenças está diminuindo." Afirmou afirmou o médico Shekhar Saxena, do Departamento de Saúde Mental da OMS.


PRINCIPAIS SINTOMAS DA DEPRESSÃO

A depressão é uma condição mental que afeta pensamentos, emoções e a forma como o individuo realiza suas tarefas diárias. A seguir os sinais mais frequentes: Humor deprimido na maior parte do dia; Perda de interesse ou prazer em atividades antes apreciadas; Problemas com o sono:; Dificuldades para dormir, levando à insônia ou ao sono excessivo; Alteração no apetite e no peso; Sensação de fadiga e falta de energia; Sentimentos de inutilidade ou culpa excessivas; Dificuldade de concentração e tomada de decisões; Dificuldade de concentração e tomada de decisões; Pensamentos recorrente sobre morte ou suicídio.


"TEMPOS MODERNOS"

"Eu vejo um novo começo de era..."

Lulu Santos


 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por REM - Reflexões Em Movimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page