top of page

CRIATIVIDADE:UM PROCESSO CHEIO DE COMPLEXIDADES

  • Foto do escritor: Antonio Jose Silva
    Antonio Jose Silva
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 2 dias

31/01/2026


COMO FLORESCEM AS IDEIAS

Ambos viveram na mesma sociedade fervilhante da passagem do século XIX para o XX, período em que as discussões sobre tempo e espaço esquentavam as rodas de intelectuais. Mas eles não se satisfizeram com as explicações teóricas que circulavam na época. Audaciosos, os dois decidiram experimentar caminhos novos – um na ciência e outro na arte. De quem estamos falando?


"O MUNDO TODO É UM PALCO", SHAKESPEARE

O físico alemão Albert Einstein quanto o pintor espanhol Pablo Picasso estavam com 26 anos de idade quando chegaram àquelas que seriam suas maiores contribuições para a história: a teoria da relatividade e o cubismo (movimento artístico de vanguarda), respectivamente.


O PROCESSO DE CRIAÇÃO

A criatividade está na origem das inovações nos mais variados campos do conhecimento humano. Entenda de onde vêm as grandes sacadas. As ideias e pensamentos surgem no cérebro a partir de um processo complexo e contínuo, envolvendo a interação de redes neurais, memórias armazenadas e estímulos externos ou internos. Não surgem de uma única parte, mas da comunicação entre diferentes áreas, como o córtex pré-frontal (responsável pelo raciocínio e tomada de decisão) e o hipocampo (gestão da memória).


OLHARES E VISÕES CRIATIVAS DISTINTAS

Platão encarava o ato de criar como uma força superior e transcendental, fora do controle do indivíduo. Para o psiquiatra Sigmund Freud, o trabalho criativo era resultado da sublimação de impulsos reprimidos. O matemático Henri Poincaré afirmou que a criatividade revelava parentescos inesperados entre fatos bem conhecidos, mas erroneamente tidos como estranhos uns aos outros. Essencialmente, a criatividade pode ser definida como a capacidade de gerar ideias e comportamentos que são surpreendentes, relevantes e úteis em um dado momento.


"CRIAR É BASICAMENTE FORMAR"

A partir da ótica de uma artista plástica, Fayga Ostrower se dirige a todos, por considerar a criatividade inerente ao Homem, inerente à vida: mais que uma visão artística é uma visão política, histórica e filosófica. A natureza criativa é elaborada dentro de um contexto cultural e age de acordo com as potencialidades individuais que, realizadas, configuram as particularidades de uma época. Ela fala em processos de criação, no plural, pois essa ideia abrange os pontos essenciais da manifestação da criatividade.


INTEGRAÇÃO CRIATIVA EM TRÊS ASPECTOS

Toda criação é algo ordenado e configurado e corresponde a uma estrutura formai. "A atividade criativa consiste em transpor certas possibilidades latentes para o real" e é movida pela intenção de um ser, que Fayga apresenta como "Ser consciente sensível-cultural", com os elementos interligados por hifens, para acentuar a ideia do todo. É na integração desses três aspectos que se baseiam os comportamentos criativos do Homem.

 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por REM - Reflexões Em Movimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page