top of page

TERRA PLANETA ÁGUA

  • Foto do escritor: Antonio Jose Silva
    Antonio Jose Silva
  • há 16 horas
  • 2 min de leitura

10/02/2026


IMPRÓPRIA PARA O CONSUMO

Aproximadamente 97,5% da água na Terra é salgada e, do total de água doce restante (cerca de 2,5%), a maior parte está congelada ou em aquíferos profundos. Apenas cerca de 0,26% a 0,5% de toda a água do planeta está disponível e acessível para o consumo humano direto (rios, lagos e fontes superficiais).


DESSALINIZAÇÃO

Cada vez mais pessoas dependem de água dessalinizada para beber, cozinhar e lavar, especialmente em áreas onde água é um recurso escasso.

A dessalinização envolve a remoção do sal da água do mar e sua filtragem para produzir água potável de qualidade.


"LIVROS BRANCOS"

Nos anos 1930, quando a Palestina estava sob o Mandato Britânico, os ingleses criaram os chamados Livros Brancos, que limitaram a imigração judaica. Um dos motivos da restrição era justamente a falta de água. As autoridades coloniais britânicas haviam feito um estudo e concluíram que, entre o Mar Mediterrâneo e o Rio Jordão, nunca poderiam viver mais do que 2 milhões de pessoas. Do contrário, a população morreria de sede.


CARÊNCIA DE RECURSOS HÍDRICOS

Israel coleciona guerras desde que veio ao mundo, no final da década de 1950. Conflitos armados contra egípcios, sírios, libaneses, palestinos… Mas há outra guerra travada por Israel desde sempre, que não acontece em campos de batalha como estamos acostumados a imaginar. Trata-se de uma luta contra a hostilidade do meio ambiente. Sim, porque o país carece de recursos hídricos e tem mais da metade do seu território coberta por desertos.


VANGUARDA DA GESTÃO HÍDRICA

Mesmo com fortes investimentos em irrigação e reuso, que colocaram Israel na vanguarda da gestão hídrica, o país continuava muito dependente das fontes naturais de água. A solução veio nos anos 2000: em apenas uma década, Israel construiu cinco usinas de dessalinização, que transformam a água do mar em água potável. Juntas, elas hoje fornecem quase a metade da água que os israelenses bebem.


OSMOSE REVERSA

O país é líder global em dessalinização, produzindo cerca de 80% de sua água potável doméstica a partir do Mar Mediterrâneo através de cinco grandes usinas de osmose reversa. Essa tecnologia, combinada com o reuso de 90% das águas residuais para agricultura, transformou o país de uma nação em crise hídrica para um exportador de tecnologia de água.


O FANTASMA DA ESCASSEZ

Hoje, embora o fantasma da escassez tenha ficado para trás, campanhas de conscientização continuam sendo veiculadas nos meios de comunicação. E cada cidadão faz sua parte, economizando o quando pode. “O medo da falta de água ainda atormenta os israelenses”.











 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por REM - Reflexões Em Movimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page