"ETA...ETA,ETA,ETA"
- Antonio Jose Silva
- há 31 minutos
- 2 min de leitura

09/02/2026
VENDO E ENTENDENDO O MUNDO DE OUTRA MANEIRA
Nesse clássico moderno da economia e das ciências humanas, Daron Acemoglu e James A. Robinson investigam a história de civilizações separadas tanto pelo tempo quanto pela geografia para responder a uma questão que há séculos intriga os estudiosos: por que algumas nações são ricas e outras são pobres?
AS ORIGENS DO PODER, DA PROSPERIDADE E DA POBREZA
É um livro escrito por Daron Acemoglu e James A. Robinson. Nessa obra, lançada originalmente em 2012, os autores analisam e expõem as razões que explicam porque algumas nações prosperam, enquanto outras enfrentam o fracasso econômico e político. A obra conclui que a prosperidade das sociedades está diretamente ligada às instituições produzidas por elas, especialmente as instituições políticas e econômicas. Nesse contexto, os autores diferenciam instituições inclusivas de instituições extrativistas.
INSTITUIÇÕES INCLUSIVAS
Instituições inclusivas são aquelas que possibilitam e estimulam a participação de grande parte da população em atividades políticas e econômicas. Ao permitir que os indivíduos façam as escolhas que bem entenderem, essas instituições fazem o melhor uso possível de seus talentos e habilidades. Ou seja, distribuem o poder de forma equitativa e permitem a participação de um grande número de pessoas na economia e na política, algo essencial para o desenvolvimento e a prosperidade.
INSTITUIÇÕES EXTRATIVISTAS
Tendo por finalidade a extração da renda e da riqueza de um segmento da população para benefício de outro. Essas instituições podem se traduzir em tributação excessivamente onerosa, leis que privilegiam alguns segmentos e burocracia que dificulta a abertura de novas empresas. Essas instituições extrativistas levam a sociedade ao fracasso.
"A TEORIA UNIFICADA DO CRESCIMENTO"
O economista israelense Oded Galor se propôs uma missão que pode muito bem ser classificada de ambiciosa: explicar como o homo sapiens foi capaz de gerar tamanha riqueza e desenvolvimento tecnológico ao longo da história e responder por que essa riqueza foi distribuída de forma tão desigual no mundo.
NO LIVRO "A JORNADA DA HUMANIDADE"
"A teoria é uma tentativa de desvendar as forças fundamentais que determinaram a evolução das sociedades humanas a partir do aparecimento do homo sapiens", diz o economista. O homo sapiens surgiu há cerca de 300 mil anos na África. Seu cérebro diferenciado lhe deu vantagem sobre outras espécies, mas a evolução foi bastante lenta até a humanidade alcançar o estágio de domínio sobre a natureza.



Comentários