"SOMOS POEIRA DE ESTRELAS"
- Antonio Jose Silva
- há 13 minutos
- 2 min de leitura

21/12/2025
A PERGUNTA QUE NOS ACOMPANHA
Desde os tempos imemoriais, a humanidade olha para o céu noturno e se pergunta sobre sua própria origem. Uma questão fascinante que ecoa ao longo das eras é: somos feitos da mesma matéria que compõe as estrelas? A resposta a essa indagação remonta aos primórdios do Universo e mergulha profundamente nos processos cósmicos que moldam nosso mundo.
O CIENTISTA QUE DESVENDOU O COSMOS
“Somos poeira de estrelas” — esta frase simples, poética e realista se tornou um dos símbolos que imortalizou o astrônomo, escritor e divulgador científico Carl Sagan. Falecido em 20 de dezembro de 1996, ele entrou para a história mundial por conseguir levar conhecimentos até então muito restritos aos acadêmicos à milhões de pessoas de forma direta, clara e simples.
UM CIENTISTA DIFERENCIADO
“Sagan foi um dos principais astrônomos planetários, pioneiro na busca por biologia extraterrestre, professor fascinante e o defensor público mais eficaz dos valores da ciência que o mundo já viu”, afirma o site do American Museum of Natural History. Carl Sagan traçou uma trajetória única e bem diferente dos demais cientistas de sua época – e seus livros e série documental inspiraram milhares de pessoas.
UM APAIXONADO PELA ASTRONOMIA
“Sagan, que se descrevia como um viciado em ficção científica desde a infância, ficou fascinado por astronomia ao descobrir que cada estrela no céu noturno era um ‘Sol distante’”. ele se interessou pela possibilidade de existir vida fora da Terra e pela busca por inteligência extraterrestre, campo de pesquisa controverso em que ele contribuiu significativamente.
DEMOCRATIZANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
“ A ignorância científica ameaça nosso bem-estar econômico, nossa segurança e nosso processo democrático. Precisamos fazer melhor.” Carl Sagan levou o Cosmos para o grande público. Para promover a compreensão e o apoio público à ciência, Carl Sagan criou a popular série documental de televisão “Cosmos”. A série fez tanto sucesso de público que passou a rodar o mundo, tendo sua veiculação vendida a diversos países. Estima-se que o programa tenha sido exibido em 60 países e para mais de 500 milhões de pessoas. No Brasil, ela se chamou “Cosmos: Uma Viagem Pessoal”.
O LEGADO DO VISIONÁRIO
Desde sempre Sagan foi um cientista que estudava o seu tempo olhando para o futuro. Já em 1963, Sagan estava preocupado com o fato de o aumento do dióxido de carbono na atmosfera da Terra levar a um grave aquecimento global, de acordo com seus estudos, segundo afirma o artigo do Museu Americano de História Natural sobre ele.
CONTUNDENTE, INCISIVO E CATEGÓRICO
“Faça perguntas corajosas. Não se contente com respostas superficiais. Esteja aberto à admiração e, ao mesmo tempo, submeta todas as alegações de conhecimento, sem exceção, a um escrutínio crítico. Esteja ciente da falibilidade humana. Preze sua espécie e seu planeta”, dizia Carl Sagan.



Comentários