INJUSTIÇA E DESIGUALDADE: E A OBRA OS MISERÁVEIS
- Antonio Jose Silva
- há 2 dias
- 2 min de leitura

19/10/2025
A miséria, se alastrava de forma violenta por toda França durante os séculos 18 e 19.
PREAMBULANDO
A história se passa no início do século 19, na França e conta a trajetória de Jean Valjean, um rapaz que é preso após roubar um pão para alimentar sua família. Ao sair da prisão, passa a morar nas ruas, até que encontra um padre que o ajuda a reconstruir sua vida.
SOBRE O AUTOR
Em de abril de 1862, uma das maiores obras do século 19 foi publicada, intitulada como Os Miseráveis, do escritor francês Victor Hugo, que foi um dos maiores poetas romancistas e escreveu diversas obras memoráveis. Victor Hugo atuou, também, como ativista pelos direitos humanos.
SEM PERDÃO
Com fortes críticas a burguesia, ao machismo e a desigualdade social, Victor Hugo apresenta, ainda, as controversas leis francesas. Na época, qualquer tipo de roubo era imperdoável, mas segundo o autor era plausível questionar as sentenças, uma vez que o governo não dava assistência à população mais pobre.
CASTIGO DESPROPORCIONAL
“Mesmo na sua ignorância, tinha consciência de que o castigo que lhe fora imposto era duro demais para a natureza de sua falta e que o pão que roubara para matar a fome de uma família inteira não podia justificar os longos anos de prisão a que tinha sido condenado” Trecho do livro.
HOJE NÃO É MAIS TIROS DE CANHÃO
“O mundo civilizado gasta em pólvora, em toda a terra, a cada vinte e quatro horas, cento e cinquenta mil tiros de canhão, completamente inúteis. A seis francos cada tiro, temos a soma de novecentos mil francos por dia, trezentos milhões por ano, que se transformam em fumaça. Simples curiosidade. Enquanto isso, os pobres morrem de fome”.
UMA PERSEGUIÇÃO IMPLACÁVEL
A história de Jean Valjean em Os Miseráveis é uma representação poderosa das consequências da pobreza, da injustiça social e do tratamento cruel dado aos ex-condenados na sociedade da época. Sua jornada é uma luta constante para encontrar redenção e reconciliação consigo mesmo, ao mesmo tempo em que é perseguido pelo passado e pelas forças da lei.
POR QUE LER 'OS MISERÁVEIS'?
Há várias razões pelas quais ler Os Miseráveis se torna uma proposta tentadora, primeiro que é uma experiência enriquecedora e gratificante. Também que será uma oportunidade para se envolver com uma história cativante e significativa que aborda aspectos fundamentais da condição humana. E por ser uma obra literária que continua a tocar os corações dos leitores e a inspirar reflexões sobre questões sociais e morais relevantes em nossa própria época.
HUMMM, SERÁ QUE ENTENDI?
"No Paraná, um jovem de 22 anos foi perseguido por seguranças de um supermercado e espancado até a morte. O motivo: ele tentou furtar uma barra de chocolate."
Comentários