AS AVENTURAS E DESVENTURAS DE...
- Antonio Jose Silva
- há 3 dias
- 2 min de leitura

18/10/2025
"(...)Por amor às causas perdidas. Tudo bem, até pode ser
Que os dragões sejam moinhos de vento. Tudo bem, seja o que for"
"DOM QUIXOTE", dos Engenheiros do Hawaii
A referência direta a "dragões que sejam moinhos de vento" é fundamental para entender a mensagem da música: mesmo que as batalhas pareçam ilusórias ou inúteis para os outros, há valor em lutar por elas. O verso "por amor às causas perdidas" resume esse espírito quixotesco de persistir nos próprios ideais, mesmo diante do descrédito ou da derrota.
ENQUANTO QUE...
Dom Quixote de La Mancha é uma obra do escritor espanhol Miguel de Cervantes, publicada em duas partes. A primeira surgiu em 1605 e a segunda dez anos depois, em 1615. Quando o livro foi traduzido para inglês e francês obteve um êxito súbito, arrebatando leitores de diversas origens. Considerada a maior obra da literatura espanhola e o segundo livro mais lido da História, seu contributo para a cultura ocidental é incalculável. Dom Quixote é apontado como o primeiro romance moderno, tendo influenciado várias gerações de autores que se seguiram.
MISTURA DA FANTASIA COM A REALIDADE
Dom Quixote, um homem de meia idade que resolveu se tornar cavaleiro andante depois de ler muitos romances de cavalaria. Providenciando cavalo e armadura, resolve lutar para provar seu amor por Dulcineia de Toboso, uma mulher imaginária. Consegue também um escudeiro, Sancho Pança, que resolve acompanhá-lo, acreditando que será recompensado.
UM "CAVALEIRO" RESILIENTE
Quixote se comporta como se estivesse em um romance de cavalaria. Transforma obstáculos banais (como moinhos de vento ou ovelhas) em gigantes e exércitos de inimigos. É derrotado e espancado inúmeras vezes, sendo batizado de "Cavaleiro da Fraca Figura", mas sempre se recupera e insiste nos seus objetivos.
COMPLEXIDADE: DO POPULAR AO ERUDITO
Misturando tragédia e comédia e combinando registros populares e eruditos de linguagem, esta é uma obra muito rica. A sua estrutura contribui em larga medida para a sua complexidade, criando várias camadas narrativas que dialogam entre si.
CAUSAS PERDIDAS
Em 2003, a banda Engenheiros do Hawaii lançou a música "Dom Quixote", recuperando o caráter humorístico do personagem. Totalmente desenquadrado na sociedade, continua sonhando e lutando "por amor às causas perdidas".
DE SONHADOR E LOUCO...
Dom Quixote sonhava em tornar o mundo um lugar melhor, o que levou as pessoas ao seu redor o chamarem de louco, pois confundia a realidade com os sonhos que tinha. Ao tentarmos realizar nossos sonhos, muitas vezes somos chamados de loucos e aventureiros e acabamos por não realizar. Dom Quixote nos ensina que o alcance dos nossos é possível, sim, apesar das nossas loucuras...
Comentários