CANALIZAÇÃO ESPIRITUAL UMA FORMA DE MEDIUNIDADE
- Antonio Jose Silva
- 13 de jan.
- 2 min de leitura

13/01/2025
AFINAL, O QUE É CANALIZAÇÃO?
É um processo de comunicação energético-espiritual consciente com seres que vivem e evoluem em outros planos, mundos e universos multidimensionais.
Entre alma e a mente-cérebro-coração existe um canal principal chamado pelo esoterismo oriental de antakarana, que é como uma ponte entre planos, mundos e dimensões diferentes. Então, seria uma forma de mediunidade?
NÃO SERIA A MEDIUNIDADE
A canalização é sempre consciente e existe no momento da comunicação uma expansão da consciência, do sentimento, da mente e da vontade. Um verdadeiro canal deve ser uma pessoa espiritualizada, com ideais superiores de vida e de serviço aos Mestres e à Humanidade.
A telepatia intuitiva é um dos canais espirituais do ser humano que vem se desenvolvendo, gradualmente, naqueles que buscam uma espiritualidade maior e mais abrangente, que não ficam confinados a livros, teorias e posturas dogmáticas, mas buscam verdadeiramente o Caminho da Luz, com pureza de sentimentos e com consciência.
E A MEDIUNIDADE? O QUE SERIA?
A mediunidade é a faculdade que permite a comunicação entre o plano físico e o plano espiritual. Essa comunicação pode ocorrer de diversas formas, como a psicografia (escrita mediúnica), a psicofonia (incorporação), a vidência (visão espiritual) e a audiência (audição espiritual).
Os médiuns são os intermediários dessa comunicação, atuando como “antenas” que captam e transmitem informações do mundo espiritual. Essa capacidade se manifesta de maneira única em cada indivíduo, variando em intensidade e forma de expressão.
EQUILÍBRIO MENTAL, MORAL E PSICOLÓGICO
Segundo Manoel Philomeno de Miranda, “o médium é sempre um instrumento passivo, cuja educação moral e psíquica lhe concederá recursos hábeis para um intercâmbio correto. Nesse mister, inúmeros impedimentos se apresentam durante o fenômeno, que somente o exercício prolongado e bem dirigido consegue eliminar.”.
A COMUNICAÇÃO
Compreender o mundo espiritual e sua interface com o mundo físico implica expandir a nossa consciência a níveis elevados, pelo que para estar nesse estado receptivo devemos entrar numa espécie de transe. Mas um transe leve, que nos mantenha consciente do que fazemos.
A comunicação acontece através de impulsos energéticos cuja mensagem processamos e descodificamos e posteriormente transmitimos através da fala ou da escrita. As duas principais formas de transmissão dessas mensagens são a psicografia e a psicofonia.
OBJETIVO DA MEDIUNIDADE
Instrumento programado para o serviço de amor e do esclarecimento da criatura humana, e, pois, consequentemente, da Humanidade, faculta o intercâmbio com os seres espirituais que comprovam a sua sobrevivência à morte, fazendo identificar-se, sem margem a dúvidas, propiciando uma revolução ético-comportamental relevante e demonstrando a legitimidade de todas as crenças religiosas no que tange ao futuro espiritual das criaturas.
E POR FIM
Qual ocorre com qualquer faculdade orgânica ou intelecto-moral, a mediunidade, desvestida de mitos e tabus, exige cuidados especiais e competente educação. Possivelmente, requer maior soma de zelos e atenções – por proceder do espírito -, portadora de requisitos especiais e cuja finalidade elevada impõe providências específicas.