DIA DAS MÃES:DIA DE MARIA
- Antonio Jose Silva
- há 4 dias
- 3 min de leitura

11/05/2025
A DESTEMIDA MARIA
Maria, mãe de Jesus: uma mulher iluminada, mas com uma trajetória ainda cercada de tanto mistério e curiosidade.
Como alguém aceitaria um desafio tão grande, sofrendo as represálias da realidade da época, e ainda assim dando graças aos céus? A jovem Maria morava na cidade de Nazaré, na Galiléia, e era noiva de José, um homem também proveniente daquela região.
Certa feita, ela foi abordada pelo anjo Gabriel, ainda antes de se casar com José. O anjo disse que ela era uma mulher abençoada, afinal, Deus a tinha escolhido para dar à luz a um dos seus missionários filhos, Jesus Cristo.
MÃE NA ADOLESCÊNCIA
Há indícios que permitem acreditar que Maria teria se tornado esposa de José ainda adolescente, como era praxe entre famílias judaicas daquela época. "Segundo a literatura apócrifa, que mencionamos, ela teria sido apresentada a José aos 14 anos de idade", afirma a vaticanista Mirticeli Medeiros. "Agora seguindo a práxis da época, a mulher deveria ser dada em casamento logo cedo porque era considerada 'fonte de inquietação para os pais'. Sendo assim, segundo a visão da época, melhor que ela fosse prometida já no começo da puberdade."
O LIVRO: "MARIA – MÃE DE JESUS"
É uma antologia de Chico Xavier e Yvonne do Amaral Pereira, busca apresentar uma biografia de Maria, mãe de Jesus, através de textos considerados fiéis à realidade, combinando depoimentos, poemas e reflexões sobre a figura materna e espiritual de Maria. O livro explora a influência de Maria na Terra e no plano espiritual, destacando sua capacidade de acolhida, auxílio e orientação. A obra não é uma narrativa contínua, mas sim uma seleção de textos que, segundo os autores, aproximam-se da verdade sobre Maria. Enfatiza também, a importância de Maria como mãe, explorando seu papel na educação e cuidado com Jesus.
MÃE JUDIA E NÃO CRISTÃ
Thiago Maerki, pesquisador da Universidade Federal de São Paulo atenta para o fato de que Maria, não sendo uma mulher cristã, mas judia, teria tido um papel fundamental para a educação moral de Jesus. "A concepção de Maria cristã é uma construção eclesiástica, feita por padres, monges, teólogos. Maria era judia, frequentava a sinagoga. A ideia de uma Maria cristã, de uma cristandade em torno de Maria é um produto da Idade Média", salienta.
"Algo importante na tradição judaica é o papel da mãe, de importância ímpar. A mulher judia é responsável por transmitir a tradição religiosa, os valores judaicos para os filhos. A mulher judia é uma mulher extremamente importante, influente no seio familiar", ressalta.
A INFLUÊNCIA ESPIRITUAL DE MARIA
A obra de Chico Xavier e Yvonne do Amaral Pereira, aborda a atuação de Maria no plano espiritual, destacando seu papel como guia e protetora.
Luz e Fé. Os textos são descritos como cheios de sentimento, luz e fé, transmitindo a mensagem de Maria como fonte de conforto e inspiração.
Maria é retratada como uma figura acolhedora e disposta a ajudar, tanto na Terra quanto no plano espiritual. O conceito de Maria como um manto protetor que cobre a Terra é explorado, enfatizando sua influência na vida dos seres humanos.
TESTEMUNHO DA CRUCIFICAÇÃO DO FILHO, JESUS
Biblicamente, Maria teria testemunhado a crucificação e morte de seu filho Jesus. E teria participado da primeira comunidade cristã, ou seja, integrado aquele grupo de seguidores que iniciaram a propagação do cristianismo. "Tudo incerto", enfatiza Maerki. "Mas alguns estudiosos apontam que ela teria morrido por volta do ano 40, com cerca de 58 anos."
"Não temos como inferir com qual idade ela morreu", sentencia Chevitarese. professor do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, "Não há qualquer projeção que nos permita isso. Os evangelhos associam Maria ao momento da crucificação. Mas eu não arriscaria."
UMA LICENÇA POÉTICA
“Bendita seja a Mãe que te gerou.
Bendito o leite que te fez crescer.
Bendito o berço aonde te embalou
A tua ama, pra te adormecer!"
Florbela Espanca - Poetisa portuguesa
Um abençoado, Iluminado e Feliz Dia das Mães!
Comments