top of page

AFINAL,É UMA CIÊNCIA?

  • Foto do escritor: Antonio Jose Silva
    Antonio Jose Silva
  • 12 de mai.
  • 2 min de leitura
ree

12/05/2025


DE FORA

O trecho abaixo foi extraído do livro Eu Sou – Volume 3, de Heber Carlos de Campos, Editora Fiel.

Via de regra, nas listas das ciências modernas, a Teologia não faz mais parte dos campos da ciência. Até a chegada dos tempos modernos, quando a cosmovisão estava mais próxima do cristianismo, a Teologia era considerada a rainha das ciências. Entretanto, nos tempos atuais, depois das revoluções industrial e filosófica, bem como do cientificismo, a Teologia ficou fora da lista.


O OBJETIVO REAL DA TEOLOGIA

A Teologia é uma ciência somente se tiver um objeto real de estudo. Podemos saber muitas coisas a respeito de Zeus, a famosa divindade grega, porque os gregos creram nele. Ele existiu na mente e na subjetividade de muitos gregos, mas não pode ser objeto de investigação científica porque, na verdade, não existe como uma personalidade real, como um objeto concreto.


TEOLOGIA VOLTADA PARA SACERDÓCIO

Essa teologia é voltada para o sacerdócio concentra-se na compreensão e aplicação dos ensinamentos teológicos no contexto da prática ministerial e da liderança religiosa, enquanto a teologia acadêmica busca aprofundar o conhecimento teórico e a pesquisa na área. Foco: Aplicação da teologia na vida prática, liderança religiosa, aconselhamento, liturgia, pregação, gestão de igrejas e trabalho pastoral.


TEOLOGIA ACADÊMICA

A teologia acadêmica não está preocupada com o sacerdócio e procura analisar o aparecimento desses documentos dentro do tempo histórico. Foco: Pesquisa, ensino, reflexão teórica, análise crítica de textos sagrados, dogmas, história da igreja, filosofia da religião e outras áreas da teologia. Objetivo: Contribuir para o desenvolvimento do pensamento teológico, formar pesquisadores, professores e outros profissionais para áreas acadêmicas e religiosas.

Exemplos: Teologia Sistemática, Teologia Bíblica, História da Igreja, Teologia Moral, Teologia Pastoral.


DEUS ALÉM DA VERIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Se o objeto de estudo tem de ser algo real, disponível para ser fisicamente medido, alguma coisa que exista concretamente, algo que possa ser pesquisado e objetivamente verificável, então Deus, o Deus verdadeiro, em si mesmo, também não pode ser objeto de investigação científica. Embora Deus esteja fora do pesquisador e de sua subjetividade, existindo de forma independente de seu pensamento, não pode ser verificável, observável, mensurável, como os outros objetos da investigação científica o são.


A FÉ PRECEDE A TEOLOGIA?

Para alguns a Teologia é uma disciplina intelectual, uma ciência, e deve, diferentemente das outras ciências, começar com a fé. Sem a fé, é impossível fazer Teologia. Entendida desse modo, a fé precede a Teologia, porque a Teologia é elaborada com a fé nos dados que o cientista possui. Portanto, a busca da verdade deve ser o alvo final e principal do teólogo que trata cientificamente da revelação de Deus.




 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por REM - Reflexões Em Movimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page