top of page

BEBÊ DO EMBRIÃO MAIS VELHO DA HISTÓRIA

  • Foto do escritor: Antonio Jose Silva
    Antonio Jose Silva
  • 22 de nov.
  • 2 min de leitura
ree

22/11/2025


PREAMBULANDO DE FORMA EMBRIONÁRIA

O embrião é uma estrutura celular formada a partir do encontro entre os gametas masculino (espermatozoide) e feminino (óvulo), um processo chamado de fecundação. Trata-se do estágio inicial do desenvolvimento de um organismo que, quando fixado em um ambiente adequado, dá início ao desenvolvimento de um novo ser humano a partir da gestação.


BEBÊ NASCE, APÓS EMBRIÃO FICAR 30 ANOS CONGELADO

A fertilização in vitro que originou Thaddeus foi realizada em 1994. Casal adotou o embrião e o bebê agora tem 4 meses de vida. Thaddeus se parece com qualquer bebê de quatro meses: come, dorme e reclama quando tem cólica. Sua história, no entanto, é única. O menino nasceu do embrião mais velho do mundo, que permaneceu congelado por 31 anos, estabelecendo um novo recorde para a ciência.


HISTÓRIA BASEADA EM FATOS REAIS

O embrião de Thaddeus foi concebido junto com o de sua irmã biológica, Amanda, hoje com 30 anos, através de um tratamento de fertilização de Linda com o ex-marido.

Linda desejava ter mais filhos, mas o casamento terminou e, com o divórcio, ela ficou com a guarda dos embriões. Ela decidiu doá-los sob a condição de uma "adoção aberta", que lhe permitisse conhecer os pais adotivos. "Queria saber onde estariam, conhecer a família e vê-los crescer", explicou Linda.


"NOVINHO EM FOLHA"

Durante três décadas, o embrião de Thaddeus ficou preservado em um tanque de nitrogênio líquido, a quase 200 graus abaixo de zero. Segundo a embriologista Sarah Coe Atkinson, que preparou o embrião, ele estava "novo em folha". "Os embriões ficam congelados no tempo, não envelhecem nem um dia sequer. O nitrogênio é tão gelado que é coisa de ficção científica", disse.


DIFERENÇA ENTRE EMBRIÃO E FETO

De forma resumida, o embrião é a fase inicial do desenvolvimento de um organismo, sendo o produto da concepção até a 8ª semana de gestação. O feto é o estágio seguinte, que começa na 9ª semana de gestação e se estende até o nascimento. Durante essa fase, os órgãos e tecidos que começaram a se formar no estágio embrionário se desenvolvem, amadurecem e começam a funcionar de maneira integrada.


CONGELAMENTO DE EMBRIÕES

O congelamento de embriões é feito pela técnica de criopreservação, que atinge uma temperatura de -196ºC de modo ultrarrápido, o que evita a formação de cristais de gelo no interior dos embriões, preservando assim sua qualidade.


AS 4 FASES DO DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO

Zigoto - É a primeira fase do desenvolvimento dos embriões. Ele se forma quando um espermatozoide penetra em um óvulo e os seus núcleos se fundem, originando uma única célula com 46 cromossomos (23 de cada gameta).

Mórula - A segunda fase é chamada de mórula, ela se forma quando o zigoto sofre sucessivas divisões celulares por mitose, originando uma massa compacta de 12 a 16 células chamadas blastômeros.

Blastocisto - Ele se forma quando a mórula sofre uma reorganização celular, originando uma estrutura cavitária com duas camadas: o trofoblasto (camada externa que dará origem à placenta) e o embrioblasto (camada interna que dará origem ao embrião).

Gastrulação - Processo de formação de três camadas germinativas (ectoderme, mesoderme e endoderme) que darão origem aos órgãos e tecidos do corpo humano.





 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por REM - Reflexões Em Movimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page