top of page

A NATUREZA DO ESCORPIÃO

  • Foto do escritor: Antonio Jose Silva
    Antonio Jose Silva
  • 7 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

ree

07/09/2023


ONDE ESTÁ A LÓGICA? Há uma conhecida fábula, atribuída a Esopo, que conta a vontade de um escorpião tentando atravessar um rio. O escorpião pede ajuda a uma rã.

- Não, diz a rã. Não é possível. Se deixar que suba em minhas costas, poderia picar-me e a picada de um escorpião é mortal. - Onde está a lógica disso, respondeu o escorpião. Os escorpiões sempre tentam ser lógicos. Se eu te pico, você morre e eu me afogo.


"LUPUS PILUM MULAT, NON MENTEM" A rã se convenceu e permitiu que o escorpião subisse em seu torso. Mas no meio do rio, a rã sentiu uma terrível picada e se deu conta de seu erro.

- Lógica, disse a rã. Onde está a lógica?

- Eu sei, afirmou o escorpião, mas essa é minha natureza.


TUDO PELA "NATUREZA"? A ideia é que o escorpião (como muitos humanos) não pode se livrar de sua natureza. Destrói a lógica, ainda que lhe custe a vida.

Cientificamente, o escorpião pica com seu ferrão no rabo e inocula veneno de efeito neurotóxico.


INSTINTOS SUICIDAS Há outra lenda que nos apresenta o escorpião como se ele tivesse instintos suicidas. Em numerosas ocasiões escutamos que quando rodeiam o escorpião com um círculo de fogo, ele acaba cravando o ferrão em seu próprio corpo, em um ato de dignidade. Mas isso está muito distante da realidade, ainda que possa enganar nossos olhos. A verdade é outra.


E QUAL É A VERDADE? O escorpião é incapaz de regular a temperatura de seu próprio corpo. Ele se desidrata perto do fogo e começa a ter convulsões, arqueando- se até a morte. Por isso, pode passar a impressão que crava o ferrão em si mesmo, convertendo seu suicídio em uma lenda urbana. Tanto o ferrão não passa pela sua armadura corporal, como seu veneno se fosse autoinoculado, seria imune para ele, não lhe causaria mal algum.


A TERCEIRA HISTÓRIA Há uma terceira história sobre escorpiões. É bem mais antiga que as duas anteriores e vem de Corfú, uma ilha grega. Conta que um jovem pastor foi festejar em um povoado vizinho. Na volta, o jovem embriagado, não resistiu ao porre e dormiu no mato. Azarado, um escorpião lhe picou uma orelha. O jovem morreu com a cabeça inchada. Tal como nos conta a história da Antiguidade, a picada de um escorpião pode ser mortal para um humano.


DECODIFICANDO "Lupus pilum mutat, non mentem". É um adágio latino que diz: "O lobo muda o pelo, não a índole".

Para os europeus: "O lobo muda de pelo, mas não de caráter". Enquanto para, nós, brasileiros: "O lobo muda de pelo, mas não de vício".



 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por REM - Reflexões Em Movimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page