A DIMENSÃO ONTOLÓGICA
- Antonio Jose Silva
- 16 de nov.
- 2 min de leitura

16/11/2025
ESTUDO DA NATUREZA E DA EXISTÊNCIA DO SER
Na filosofia, a ontologia é o ramo que investiga questões fundamentais sobre o que existe e como as coisas são. Em campos como a educação, a dimensão ontológica é vista como a compreensão do ser humano em seu processo de formação, potencialidades e relação com o mundo e a realidade.
O HUMANO EXPERIMENTANDO O SAGRADO
A experiência do sagrado surge antes que o indivíduo tenha qualquer tipo de representação ou concepção sobre o divino. O sentido do sagrado está relacionado à dimensão ontológica da pessoa. Poderíamos compreender o sentimento religioso como uma tentativa de busca do sagrado, entendido como o anseio da potência de ser.

"TERAPEUTAS DO DESERTO"
Jean-Yves Leloup e Leonardo Boff, teólogos e escritores conhecidos mundialmente, partilham no livro, Terapeutas do Deserto, o conhecimento acerca do ser humano e sua possível experiência com o sagrado, com o transcendente.
UMA BUSCA POR SENTIDO E TRANSCEDÊNCIA
Esse itinerário espiritual coloca a pessoa diante de uma luz, que é presença, mas também expõe as sombras, pela qual cada pessoa deve passar, assumindo-a como parte de sua história. Desde modo, fala-se da experiência de profundidade que existe em todo ser humano e das etapas que constituem essa experiência, o que ajuda a conhecer e compreender a mística das grandes tradições.
REMOVENDO OS "ENTULHOS"
Entende-se que experiência do vazio nesse processo é de fundamental importância, pois é preciso desentulhar a vida, a fim de que a experiência do Totalmente Outro seja possível, ou seja, para se estar sensível à sua presença. O silêncio, e sua riqueza, nunca devem ser esquecidos, pois há no ser humano uma dimensão contemplativa que não deve ser reprimida.
A MENSAGEM CENTRAL
É que o deserto é um lugar de encontro consigo mesmo e de crescimento, onde se descobre o que é verdadeiramente importante na vida. Os "Terapeutas do Deserto" apresentam ensinamentos baseados na sabedoria dos antigos anacoretas (monges que vivem no deserto) e de figuras como os Terapeutas de Alexandria, que focam em ouvir a si mesmo e ao outro, encontrar sabedoria no silêncio e na solidão, e distinguir o efêmero do essencial para alcançar um crescimento e amadurecimento pessoal.



Comentários