top of page

O FUNDADOR DA COMPANHIA DE JESUS -(OS JESUÍTAS)

  • Foto do escritor: Antonio Jose Silva
    Antonio Jose Silva
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura
ree

04/08/2025


SANTO INÁCIO DE LOYOLA

Foi um padre jesuíta espanhol, um dos fundadores da Companhia da Jesus, ordem religiosa criada para combater a expansão do protestantismo na Europa por meio do ensino e expansão da fé católica. Foi ordenado padre pelo Papa Paulo III. Foi canonizado pelo Papa Gregório XV.


BREVE RETROSPECTO

Em 1517 entrou para o Exército espanhol e dedicou-se à carreira militar. Em 1521 lutando como soldado, foi ferido no combate para defesa da fortaleza de Pamplona, sitiada por Francisco I da França. Durante o longo período de recuperação, Loyola entregou-se à reflexão e à leitura de textos filosóficos, preocupado com sua salvação.

Em 1522, Loyola decidiu renunciar a tudo, deixou sua casa, as roupas finas, passou a dormir em albergues, vestia um saco de penitência, fazia sete horas de orações por dia e fazia jejum e vigília.


COMPANHIA DE JESUS

Em 1533 já conseguia reunir os primeiros seguidores. Eram oito homens que tomaram a decisão de se voltarem inteiramente à pobreza, à castidade e à missão de converter os muçulmanos. No dia 15 de agosto de 1534, reunidos na Capela de Saint-Denis, na Igreja de Santa Maria, em Montmartre, foram ordenados e fizeram o primeiro juramento de compromisso, inaugurando a "Companhia de Jesus".

A Ordem Religiosa pretendia fazer caridade, ensinar e expandir a fé católica e dedicar-se às missões entre os muçulmanos da Palestina.


RELAÇÃO COM A INQUISIÇÃO

Inácio de Loyola foi acusado pela Inquisição espanhola e teve sua obra examinada diversas vezes, o que levanta questões sobre a relação da Companhia de Jesus com o poder eclesiástico e a possibilidade de perseguição a dissidentes.


O QUE É SER JESUÍTA?

Ser jesuíta, inaciano é um estilo de vida no seguimento de Jesus Cristo. Inspirados pelas buscas de Inácio de Loyola. Eles desejam ser homens e mulheres contemplativos na ação, atentos para escutar os apelos de Deus, e a dizer: “Toma, Senhor, e recebe. Tudo é vosso, e com gratidão Te devolvo.”






 
 
 

Comments


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por REM - Reflexões Em Movimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page