top of page

O FIM DO PLANETA TERRA JÁ COMEÇOU?

  • Foto do escritor: Antonio Jose Silva
    Antonio Jose Silva
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura
ree

03/08/2025


UM CORPO EM FEBRE MUITO ALTA

Esta é, metaforicamente, a situação da Terra. Por anos, a natureza deu sinais claros de esgotamento — queimadas tingiram o céu de vermelho, chuvas devastaram cidades e geleiras começaram a derreter. Ainda assim, a maioria da humanidade seguiu em silêncio, como se houvesse tempo de sobra.


OS LIMITES AMBIENTAIS DO PLANETA

No fim de 2024, um novo alerta veio à tona com um estudo publicado na revista The Lancet e assinado por 60 cientistas da Comissão de Saúde Planetária. A pesquisa revelou que sete dos oito limites ambientais essenciais para a vida já foram ultrapassados. Cada um deles representa processos que mantêm o equilíbrio da Terra — como o ciclo da água, a integridade da biosfera e o clima. Funcionam como uma bússola para indicar até onde é possível pressionar a natureza sem causar danos irreversíveis.


INUNDAÇÕES ATÉ NO DESERTO DE SAARA

Os alertas se multiplicam. Em 2024, o planeta teve os dias mais quentes em 175 anos, com temperaturas 1,5 °C acima da era pré-industrial. Os oceanos absorveram 90% da energia do aquecimento, atingindo recorde de calor e acelerando a elevação do nível do mar. Nos últimos anos, a Antártica teve suas menores extensões de gelo, e o mundo registrou a maior perda de massa glacial da história. Em setembro de 2024, até o deserto do Saara sofreu inundações — um retrato extremo da crise climática global.


O PONTA PÉ INICIAL- QUANDO FOI DADA A LARGADA

A destruição em curso começou com a Revolução Industrial, liderada por países do Norte Global sem preocupação ambiental nem respeito às comunidades tradicionais. Os sinais do colapso ambiental já são visíveis em ecossistemas sensíveis, como a biodiversidade marinha. A bióloga e doutoranda em conservação da natureza Camile Avelino vê nos recifes de coral um reflexo direto desse desequilíbrio. “Os corais são como termômetros da crise”, afirma.


PODE SER QUE SIM. PODE SER QUE NÃO. SERÁ TALVEZ OU QUEM SABE?

"O fim do mundo já está acontecendo, a gente tem que pensar como que podemos sair disso como Brasil." Danielly Mello Freire, engenheira ambiental.

Há um consenso de que ainda é possível mudar de rota. Esse caminho passa por um novo equilíbrio — com políticas públicas robustas, engajamento inadiável do setor empresarial e ação consciente de cada indivíduo — para que o Brasil e o mundo possam, juntos, reescrever seu futuro e se desviar do abismo.


A 100 DIAS DA COP30

Metas climáticas atrasadas aumentam a pressão por resultados em Belém.

Apenas 25 países - dos quase 200 que participam da COP - apresentaram suas novas metas (chamadas de NDCs), entre eles apenas cinco do G20. Para que entrem de fato nas negociações, compromissos precisam ser apresentados antes da cúpula.


 
 
 

Comments


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por REM - Reflexões Em Movimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page