O ECO DO VAZIO EXISTENCIAL: VOCÊ CARECE DE QUÊ?
- Antonio Jose Silva
- há 4 dias
- 2 min de leitura

24/05/2025
PREAMBULANDO
Tentar entender o que Nietzsche quis dizer com "Quando você olha muito pro abismo, ele olha de volta pra você." Teria a ver em mirar e admirar para um vazio existencial? Teria também a ver com a falta de um poderoso sentido pra vida?
"UM LOBO CORRENDO EM CÍRCULO"?
É de suma importância atentar para o vazio existencial quando ele começa a trazer impactos para a saúde mental, tornando o indivíduo angustiado e, algumas vezes, até mesmo depressivo, roubando-lhe a sua qualidade de vida. O vazio existencial é um sentimento e um momento de vida que traz inúmeros questionamentos sobre o porquê da sua existência. Como são respostas difíceis de serem encontradas, o indivíduo costuma sentir diversas emoções negativas, como a apatia e a desmotivação para viver.
TENTANDO DAR UM SENTIDO PRA VIDA
O vazio existencial é a espiral de incongruências e o resultado de reconhecer a si mesmo como alguém que vê o mundo de uma perspectiva diferente para as inconsistências detectadas, ou como alguém que tenha ‘se deixado levar’ pela busca do prazer para evitar o sofrimento. Um fenômeno muito difundido hoje. Na maioria dos casos, essa situação os leva a uma depressão profunda ou a um comportamento autodestrutivo.
IDENTIFICANDO OS SINTOMAS
Um dos primeiros sintomas do vazio existencial costumam ser os questionamentos acerca da própria vida. Mas, além desse sinal, existem outros que costumam indicar que uma pessoa está passando por esse problema, como:
Enxergar apenas o lado negativo da vida.
Se sentir desmotivado e desanimado para viver.
Não encontrar razões para comemorar as conquistas.
Sentir-se sempre sozinho, mesmo quando existem pessoas ao seu redor.
CAZUZA MERGULHANDO NOS SEUS INSIGHTS
"Se ninguém olha quando você passa
Você logo acha que a vida voltou ao normal
Aquela vida sem sentido, volta sem perigo
É a mesma vida sempre igual."
BUSQUE O SEU PROPÓSITO
Aproveite esse momento de reflexão que o vazio existencial impõe e comece a buscar o seu propósito para a sua atual fase de vida. Esse é um processo que consiste no autoconhecimento, em que você deverá pensar nas suas habilidades e gostos e naquilo que te faz feliz.
Assim, aos poucos, você começará a identificar o seu propósito, que pode ser cuidar da família, ser bem-sucedido na carreira, focar na espiritualidade, abraçar uma causa humanitária, importar-se com os outros.
Portanto, faça uma viagem interior para encontrar o seu objetivo principal de vida.
Comentarios