top of page

O BOOM DA IA "O MAIOR DELÍRIO COLETIVO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE"

  • Foto do escritor: Antonio Jose Silva
    Antonio Jose Silva
  • 2 de dez.
  • 2 min de leitura
ree

02/12/2025


SEGUNDO MIGUEL NICOLELIS

Em entrevista a Carta Capital, o neurocientista expõe divergências práticas e conceituais com a empolgação em torno da tecnologia e revisita a ‘ciência de trincheira’ que marcou sua atuação durante a pandemia.


E QUEM É ELE?

Ele é um renomado neurocientista brasileiro, médico e escritor, conhecido por seu trabalho pioneiro em neurociência e tecnologia de interface cérebro-máquina. Ele é professor emérito da Duke University e presidente do Instituto Nicolelis de Estudos Avançados do Cérebro, além de ter desenvolvido pesquisas que possibilitaram a restauração de movimentos em pessoas com paralisia e Parkinson.


"IA VENDE FICÇÃO"

Miguel Nicolelis não mede palavras para falar da chamada inteligência artificial: em entrevista, ele classifica o boom da tecnologia como “o maior delírio coletivo da história da humanidade” e defendeu que a sigla IA vende uma ficção — não seria nem inteligência, por ser uma propriedade emergente dos organismos e não algo computável, nem artificial, por depender do trabalho invisível de milhões de pessoas que alimentam, treinam e validam os sistemas.


UM PROJETO IDEOLÓGICO EM ESCALA PLANETÁRIA

Para o cientista, o que se apresenta como uma revolução tecnológica é, na verdade, um projeto ideológico das big techs, voltado à automação máxima do trabalho humano e à busca do “lucro infinito”, mesmo ao custo de desemprego em massa, bolha especulativa e captura de dados em escala planetária. O objetivo final da dita inteligência artificial não é tecnologia, mas uma visão ideológica: é a automação, resume o cientista. 


"NADA MAIS SERÁ COMO ANTES"

A nova obra (uma ficção científica), do renomado autor, trata de uma enorme conspiração mundial, disposta a controlar mentes da humanidade. O livro trata sobre o colapso da humanidade pela falta de cuidado com o meio ambiente.


UMA CONSPIRAÇÃO PARA CONTROLAR MENTES HUMANAS

Essa é uma reflexão que se estende para o mundo real? Quem seriam os líderes dessa conspiração? "Basta ver o embate entre o overlord sul-africano do X (Elon Musk) com a suprema corte brasileira. Claramente a narrativa que faço do desejo de consumo das Big techs no livro, cada vez parece mais real."


A MENSAGEM FINAL DO LIVRO

"Em todos os grandes momentos de crise da nossa espécie, boa parte da humanidade achava que era o fim. Porém o que sempre surgiu disso foi um novo movimento humanístico. A situação é grave e a solução é o oposto do que os overlords propõem. A solução é analógica. Voltar às origens do que nos fez chegar aqui, com criatividade, intuição, arte e ciência na tentativa de achar uma agenda comum para a humanidade." finaliza Nicolelis.











 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por REM - Reflexões Em Movimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page