top of page

EM CENA O RIO SENA, AGORA DESPOLUÍDO!

  • Foto do escritor: Antonio Jose Silva
    Antonio Jose Silva
  • 26 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

26/07/2024


HAVENDO VONTADE POLÍTICA...

Alguns rios se encontram em estados tão extremos de poluição que parecem ser impossíveis de recuperar. Felizmente, porém, nada é impossível por meio da tecnologia, conscientização e projetos que visam a despoluição de um rio que aparentemente está condenado. O Rio Sena estava impróprio para nado desde 1923, mas fará parte de competições da Olimpíada de Paris, o rio será palco das competições de maratona aquática, triatlo e paratriatlo, além da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, que acontecerá hoje, 26. 


AGORA "VIVINHO DA SILVA" E DOS PEIXES

O Rio Sena é considerado o mais importante da França e, na década de 1960, ele foi considerado biologicamente morto. A partir de então, ele foi incluído em uma série de leis de proteção ambiental e em projetos nos quais foram investidos milhões de euros ao longo dos anos. No geral, as ações consistiam em formas de recuperar o ecossistema do rio e na criação de estações de tratamento.

Atualmente, estudiosos de todo o mundo constatam o que os franceses já esperavam: o rio foi despoluído e está vivo! A água é cristalina e há uma variedade de peixes e outros seres vivos, sendo que o rio é seguro até mesmo para a presença de humanos.


MAGISTRAL FEITO AMBIENTAL

O projeto histórico de limpeza é resultado de um investimento de 1,4 bilhões de euros (equivalente a 7,3 bilhões de reais) e deve ser um dos maiores legados dos jogos olímpicos.


O SUCESSO DA LIMPEZA DO RIO

Na década de 1960, foram registradas apenas três espécies de peixes sobreviventes em Paris, e elas não ultrapassavam o comprimento de uma mão. Hoje, há cerca de 35 espécies de peixes no centro da cidade, inclusive bagres com 2 metros de comprimento. Além dos peixes, há também moluscos, insetos aquáticos, esponjas e lagostins.


"JARDINS FILTRANTES"

A técnica de despoluição se chama "jardins filtrantes" e utiliza plantas aquáticas que filtram impurezas da água, entre elas matéria orgânica, medicamentos e hormônios. Além disso, o Sena também servia como uma válvula de segurança para o sistema de esgoto de Paris.

A solução para esse problema foi criar um novo reservatório. Ele deverá dar conta desse excesso — sua capacidade é equivalente a 20 piscinas olímpicas — nos dias em que o sistema de esgoto estiver sobrecarregado.


A LIÇÃO QUE FICA

Assim como o rio inevitavelmente encontra o mar, passando e vencendo desafios, as pessoas também seguem seus caminhos, enfrentando desafios e buscando um propósito e despoluindo o rio de ideias, pensamentos e ações infelizes e pessimistas. E não esqueçamos: sejam quais forem os acontecimentos e resultados, se estivermos associados com a assepsia do ambiente, inclusive o psíquico, será sempre a Vontade de DEUS que se Imporá e Dela, SÓ ADVIRÁ O BEM! CONFIE E ACREDITE!


E AÍ, MARISA MONTE CANTA E ENCANTA

"Ouve o barulho do rio, meu filho

Deixa esse som te embalar

As folhas que caem no rio, meu filho

Terminam nas águas do mar..."

 
 
 

Comments


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por REM - Reflexões Em Movimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page