top of page

DEUS OUVE.DEUS OUVIRÁ

  • Foto do escritor: Antonio Jose Silva
    Antonio Jose Silva
  • 4 de dez.
  • 2 min de leitura
ree

04/12/2025


PREAMBULANDO NO SIGNIFICADO

"Ismália" pode significar "Deus ouvirá" ou "Deus ouve", sendo uma variante do nome Ismael de origem hebraica. O termo também se refere ao célebre poema de Alphonsus de Guimaraens, que descreve uma mulher que enlouquece e deseja unir céu e mar, culminando em sua morte transcendental, um tema recorrente no Simbolismo brasileiro.


MAS É TAMBÉM...

A música "Ismália" do Emicida que interpreta o poema original de Alphonsus de Guimaraens e o ressignifica, abordando o racismo estrutural e a violência policial no Brasil. A canção usa a metáfora do mito de Ícaro e a figura de Ismália para denunciar a opressão social e as barreiras enfrentadas por jovens negros na busca por seus sonhos.


UMA CONSTITUIÇÃO PLENA PARA TODOS

O verso “A felicidade do branco é plena / A felicidade do preto é quase” expõe de forma direta a desigualdade estrutural, mostrando como, para pessoas negras, até mesmo sonhar se torna um desafio diante das barreiras impostas pela sociedade.

Cármen Lúcia cita Emicida e Carolina de Jesus em julgamento no STF sobre direitos do povo negro. "Eu não espero viver num país em que a Constituição para o branco seja plena e para o negro seja quase. Eu quero uma constituição que seja plena igualmente para todas as pessoas", disse a magistrada.


UMA ASSOCIAÇÃO QUE TERMINA NO CHÃO

Ao associar a trajetória de Ismália – que deseja tocar o céu, mas termina no chão – à vivência negra, Emicida evidencia como o desejo de ascensão e liberdade é constantemente frustrado por obstáculos raciais e sociais.


CUIDADO AO VOAR ALTO, VIU?

A referência a Ícaro, em “Olhei no espelho, Ícaro me encarou / Cuidado, não voa tão perto do Sol”, reforça o alerta sobre os riscos de buscar voos altos em um contexto que não tolera o sucesso de pessoas negras.


O "VOO" DE ISMÁLIA

A música não apenas denuncia a tragédia, mas também aponta para a busca por dignidade e reconhecimento. O "voo" de Ismália, no poema, representa a busca pelo sublime, por uma transcendência que a música de Emicida ressignifica para o desejo de reconhecimento e direitos humanos.


ISMÁLIA OU HAITI?

"Quando você for convidado pra subir no adro da fundação

Casa de Jorge Amado

Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos

Dando porrada na nuca de malandros pretos"


 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por REM - Reflexões Em Movimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page