top of page

"A VIDA É UM FLUXO CONTÍNUO DE MUDANÇAS"

  • Foto do escritor: Antonio Jose Silva
    Antonio Jose Silva
  • há 5 minutos
  • 2 min de leitura
ree

27/10/2025


"PANTA RHEI": TUDO FLUI

A frase "tudo flui, nada permanece o mesmo" é uma citação do filósofo grego pré-socrático Heráclito de Éfeso, que resume sua filosofia de que a mudança é a única constante da realidade. O conceito, também conhecido como "Panta Rhei" (em grego, "tudo flui"), defende que tudo está em um estado de constante movimento e transformação.


A DANÇA DA VIDA

Quando uma porta se fecha, outra se abre; quando um caminho termina, outro começa. Nada é estático no Universo, tudo se move sem parar e tudo se transforma sempre para melhor. Habitue-se a pensar desta forma: tudo que chega é bom, tudo que parte também. É a dança da vida. Dance-a da forma como ela se apresentar, sem apego ou resistência.


A METÁFORA DO RIO

Heráclito usou o rio como uma metáfora central para explicar sua ideia, dizendo que "não se pode entrar duas vezes no mesmo rio". Isso significa que, na segunda vez, nem o rio nem a pessoa são os mesmos.


REALIZAR O DIVINO EM NÓS: E OS DESPERTADORES

Não se apavore com as doenças. Elas são despertadores, têm a missão de nos acordar. De outra forma permaneceríamos distraídos com as seduções do mundo material, esquecidos do que viemos fazer neste planeta.

O universo nos mandou aqui para coisas mais importantes do que comer, dormir, pagar contas. Viemos para realizar o Divino em nós. Toda inércia é um desserviço à obra Divina.


O PARADOXO DA IDENTIDADE

Enquanto o mundo externo e as circunstâncias mudam continuamente, os seres humanos buscam um senso de identidade e significado estáveis. Equilibrar essa busca por permanência com a necessidade de adaptação é parte do desafio da vida.


FLUIR COM A VIDA

Em vez de lutar contra o curso natural da vida, a aceitação (não passiva e estática) nos permite fluir com os acontecimentos e nos adaptar, assim como a água de um rio que contorna os obstáculos. A sabedoria do rio em contornar obstáculos das pedras é uma metáfora para a capacidade de seguir em frente com flexibilidade, constância e inteligência, em vez de se prender a confrontos desnecessários.


QUANDO O TEMPO PRECISA "BRINCAR"

"A natureza não trabalha com preservação: a mudança é a única constante no Universo, pois é nela que o espaço se abre para deixar o tempo brincar."

Alexander Dorner, curador de arte alemão

 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por REM - Reflexões Em Movimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page