"A SIMPLICIDADE é o último grau de SOFISTICAÇÃO"
- Antonio Jose Silva
- há 3 dias
- 2 min de leitura

24/10/2025
SIMPLESMENTE PREAMBULANDO
A citação acima, é atribuída a Leonardo Da Vinci, conhecido mundialmente pela sua genialidade multifacetada, em particular, pelas obras "Mona Lisa" e "A Última Ceia". E a qual reflexão a frase nos convida?
EM MOVIMENTO DE REFLEXÃO
O pensamento de Da Vinci pode ser interpretado de diversas formas, aplicáveis à arte, ao design, à essência, à existência e à vida. Muito provavelmente a verdadeira excelência não se encontra na complexidade ou no excesso, mas na clareza do propósito, na elegância e na essência de uma ideia ou criação. Sua famosa frase, "A simplicidade é a sofisticação máxima", pode resumir essa ideia.
"AS LEIS DA SIMPLICIDADE"
“A simplicidade consiste em subtrair o óbvio e acrescentar o significativo”. Um dos grandes pensadores com esta abordagem é o designer John Maeda que foi professor do MIT por 12 anos e é autor do livro “As leis da simplicidade”. Considerado uma das pessoas mais influentes do século XXI, o expert defende que a simplicidade é uma ferramenta estratégica para enfrentarmos a realidade complexa.
OS DEZ "MANDAMENTOS"
Na sua obra, Maeda propõe dez princípios para balancear simplicidade e complexidade. Começa por (1) reduzir, (2) organizar e (3) economizar tempo; em seguida, fala do conhecimento, sobre (4) aprender e (5) entender as diferenças e o (6) contexto; depois, a ideia é valorizar a (7) emoção e a (8) confiança; e, por fim, aceitar o (9) fracasso de que algumas coisas não podem ser simples. Essas nove diretrizes apontam para a décima lei, que concentra a essência de toda a teoria: (10) “A simplicidade consiste em subtrair o óbvio e acrescentar o significativo”.
A SIMPLICIDADE DA SABEDORIA DO MONGE
“As águas precisam ser turvas para que não percebam que são rasas”. Pedi ao monge para que explicasse melhor. Ele foi didático: “Quem deseja o entendimento de uma ideia se expressa de maneira clara, salvo se o fruto ainda não está devidamente maduro para ser colhido da árvore. Alguns confundem hermetismo com sofisticação. A verdadeira sofisticação reside na simplicidade; consiste em tornar simples uma ideia elaborada ou difícil. A sabedoria é simples; a simplicidade é uma virtude poderosa e rara, indispensável a todas as demais virtudes”.
RUMO À COMPLETUDE
“A simplicidade é a arte da leveza; a capacidade de olhar para si e expor ao mundo exatamente como somos. Defeitos e qualidades; complicações e entendimentos; erros e acertos; mentiras e verdades. Sim, somos imperfeitos. No entanto, não precisamos ser complicados. Nem fingidos. O importante é estar consciente, olhar amorosamente para si e seguir em marcha rumo à completude. Simplicidade é despir a fantasia do ego para deixar a alma nua. Só assim podemos ver, entender e aperfeiçoar quem somos. Isto traz encantamento”.




Comentários