top of page

A CHANTAGEM A CÉU ABERTO

  • Foto do escritor: Antonio Jose Silva
    Antonio Jose Silva
  • 28 de nov.
  • 2 min de leitura
ree

28/11/2025


"PRAGMATISMO POLÍTICO"?

Segundo o jornalista Alceu Luís Castilho, "O Brasil se move há décadas sob o signo da chantagem. Para um sistema político mais sadio não adianta apenas combater este ou aquele parlamentar mais obsessivo-compulsivo, como se ele fosse a única encarnação desse método. Mas combater sua consolidação, sua aceitação e banalização, por governos de diferentes siglas, estrelas e plumas. O pragmatismo político naturalizou a chantagem, tornou todo o país sua refém."


A CHANTAGEM ETIMOLOGICAMENTE FALANDO

A chantagem tem uma etimologia controversa. Uma delas mais rústica. Segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, viria de chantar; plantar o chantão, aquela estaca em torno da qual surge nova árvore. Mas há outra versão mais poética – e que vai além da língua portuguesa. A palavra viria do francês “chanter” = cantar. Seria usada no sentido de obrigar alguém a cantar. A chantagem seria uma prima mercantil da cantada.


NO SENTIDO METAFÓRICO

Ainda segundo o jornalista, Castilho, a chantagem "é o canto diário de uma sereia – poluída. Uma sereia cuja parte de baixo tenha sido contaminada por resíduos abjetos (sabe-se lá em que rios terá nadado), mas se expressa de modo melífluo por figuras de cabelo acaju, fios implantados e voz serena, muitas vezes com imensa eloquência e capacidade de sedução".


REPÚDIO DE ALEXANDRE DE MORAES

"Pasmem que um dos brasileiros investigado e foragido, recentemente, nessa semana, dirigiu ameaças diretas aos presidentes da Câmara dos Deputados (...) e do Senado Federal. (...) 'Ou vocês votam a anistia, ou as tarifas vão continuar, ou vocês votam a anistia, ou vocês também terão aplicada a lei da morte financeira. Ameaças aos presidentes das casas congressuais brasileiras, sem o menor respeito institucional, sem o menor pudor, sem a menor vergonha", acusou o ministro do STF.


"A CHANTAGEM É UMA KRIPTONITA"

"A chantagem suga, engole, exaure. Tem engolido neste país isso que chamamos de democracia, essa ilha cercada de imposições por todos lados. Este país que dá o nome de “democratas” a representantes de um de nossos períodos mais tristes, este país contraditório, que celebra nas ruas o nome de seus piores canalhas, este país com essa dialética às avessas, com esse alastramento de kriptonitas políticas, essa demolição calculada de qualquer ímpeto de mudanças, essa máquina de moer utopias. A chantagem é serva da perpetuação de um determinado modelo econômico."


"É POR DEBAIXO DOS PANOS"

A "chantagem explícita" atribuída ao senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e ao deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) no momento atual refere-se à pressão política que ambos exercem sobre o governo Lula para obter cargos e poder em troca de apoio à agenda do Executivo no Congresso Nacional. "O que a gente faz. É por debaixo dos pano. Prá ninguém saber. É por debaixo dos pano".


"CARBONO OCULTO"

As conexões políticas do empresário Ricardo Magro, dono da Refit, revelaram-se tão poderosas quanto as de Daniel Vorcaro, o banqueiro preso do Master. Aos poucos, compreende-se por que as relações da cúpula do Congresso com o Planalto foram eletrificadas por uma crise por razões inconfessáveis. Razão pela qual, o Centrão se 'borra de medo', caso Refit, Master e Carbono Oculto forem até as últimas consequências... "Debaixo desse angu tem muito caroço"





 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por REM - Reflexões Em Movimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page