QUEM FORAM OS DRUIDAS?
- Antonio Jose Silva
- há 2 dias
- 2 min de leitura

14/07/2025
MITOLOGIA, ANCESTRALIDADE E CONEXÃO COM A NATUREZA
A bela história celta druida é uma narrativa rica em mitologia, sabedoria ancestral e conexão com a natureza. Os druidas, membros da classe sacerdotal e intelectual dos antigos celtas, eram considerados guardiões do conhecimento, mestres da magia, medicina, astronomia e direito. Eles formavam uma classe poderosa dentro da sociedade celta – povo que, há 3 mil anos, habitava territórios onde hoje estão Reino Unido e norte da Espanha, de Portugal e da França, na Europa.
AS TRÊS CLASSES
O druidismo passou a ser considerado como uma filosofia de vida. O treinamento para se tornar um senhor de barba branca, vestido de túnica e sandálias de couro pode levar até quatro anos e há três classes de ensinamento:
1) BARDOS: o primeiro grau de aprendizado druídico
2) OVATES OU VATES: magos e médicos formam a segunda classe druídica
3) DRUIDAS: o último nível são os sacerdotes e juízes
RITUAIS E PERSEGUIÇÕES
Júlio César, que conquistou boa parte do território celta no século 1 a.C., os druidas aparecem como chefes religiosos politeístas (que acreditavam em vários deuses), cheios de rituais que incluiriam .até sacrifícios humanos, o que nunca ficou comprovado – o que se sabe é que eles tinham cerimônias de “iluminação”. No início da era cristã, depois que os celtas foram conquistados pelos romanos, os druidas passaram a ser perseguidos, em especial pelo imperador Tibério, entre 14 e 37 d.C.
O RITUAL: "IMBAS FOROSNA"
Os druidas tinham vários rituais para ter visões, iluminações ou realizar profecias. Na cerimônia conhecida como Imbas Forosna, um druida entrava numa câmara escura, que podia ser uma caverna ou um grande buraco cavado no chão. Dentro da caverna, ele deitava-se e era coberto por peles para ficar em total escuridão. Outros druidas passavam vários dias no escuro cantando em volta de seu corpo, enquanto tocavam maracas e tambores em ritmo hipnótico.
POESIA ENCANTADA
Uma famosa história relata como Mog Ruith utilizou sua habilidade profética para prever eventos futuros que mudariam o curso das batalhas entre tribos rivais. Amergin é conhecido por ter encantado todos com sua poesia durante um ritual importante onde buscava unir clãs inimigos através das palavras mágicas cantadas sob as estrelas.
コメント