top of page

Mateus 7:13-14 "A PORTA ESTREITA"

  • Foto do escritor: Antonio Jose Silva
    Antonio Jose Silva
  • 29 de ago.
  • 1 min de leitura
ree

29/08/2025


A VIDA E AS NECESSÁRIAS ESCOLHAS

O Papa Leão XIV ressaltou, durante seu discurso, ao introduzir o Angelus, a passagem do Evangelho que cita a “porta estreita”. Segundo ele, "A porta estreita, às vezes, significa fazer escolhas difíceis!"


A PORTA ESTREITA X A PORTA LARGA

A "porta estreita" refere-se ao caminho de discipulado exigente e sacrificial de Jesus, que requer a renúncia do egoísmo e das atrações mundanas para viver segundo a vontade de Deus, levando à vida eterna. É um caminho que demanda esforço individual e compromisso profundo, contrastando com a "porta larga", que representa a facilidade, a perdição e o caminho mais trilhado pelo mundo.


SEGUNDO A DOUTRINA ESPÍRITA

A "Porta Estreita" é uma metáfora para o caminho da evolução espiritual que exige esforço, renúncia e auto-superação para vencer as más tendências e vícios do ser. Diferentemente do caminho largo e fácil da perdição, a porta estreita exige disciplina moral, prática do amor e da caridade, e um compromisso com a busca da sabedoria e do progresso espiritual, mesmo que isso signifique abandonar o que nos prende e limita, como as paixões e o egoísmo.


ESTAGNAÇÃO ESPIRITUAL

A porta larga é o caminho dos que seguem os instintos egoístas, as vaidades e os prazeres desmedidos, um caminho que pode parecer fácil, mas que conduz à perdição e à estagnação espiritual.


FINALIZANDO

Leão XIV concluiu invocando a intercessão da Virgem Maria. “Que ela nos ajude a atravessar, com coragem, a ‘porta estreita’ do Evangelho, de modo que possamos abrir-nos com alegria à largura do amor de Deus Pai”.

 
 
 
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por REM - Reflexões Em Movimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page