top of page

AFINAL,A FELICIDADE É ALGO PARADOXAL?

  • Foto do escritor: Antonio Jose Silva
    Antonio Jose Silva
  • há 2 dias
  • 2 min de leitura
ree

04/11/2025

“A alegria da vida consiste em sempre ter algo para fazer, alguém para amar e alguma coisa para esperar”. -Thomas Chalmers-


QUANDO A BUSCA DESENFREADA PELA FELICIDADE...

Vivemos em uma sociedade obcecada pela felicidade. Livros, cursos, aplicativos e influenciadores prometem a fórmula da alegria duradoura. “Seja feliz agora.” “Pense positivo.” “Você merece o melhor.” Mas, curiosamente, nunca houve tanta ansiedade, depressão e sentimento de vazio. E por quê?


"O PARADOXO DA FELICIDADE"

Essa contradição tem nome: o paradoxo da felicidade. A ideia de que quanto mais buscamos a felicidade como um fim em si mesma, menos felizes nos tornamos. Essa conclusão não vem apenas da filosofia ou de experiências pessoais. Psicólogos e pesquisadores têm investigado esse fenômeno há décadas — e os dados são surpreendentes.


SATISFAÇÃO EMOCIONAL DURADOURA

“Amigos de verdade podem ser “inúteis”, mas continuam essenciais”.

Em meio aos desafios da vida moderna, busca pela felicidade e o bem-estar emocional é uma constante para muitos indivíduos. Arthur Brooks, autor da citação acima, um influente professor da Universidade de Harvard, tem explorado essa questão em profundidade, investigando como as pessoas podem encontrar satisfação emocional duradoura.


A SABEDORIA EM LIDAR COM A MONTANHA-RUSSA

A vida é uma montanha-russa. Hoje, pode acontecer uma coisa incrível para você dar pulos de alegria e, amanhã, uma simples frustração pode gerar estresse e desânimo. Para viver melhor, portanto, é importante saber lidar com diversas situações de maneira saudável. É aí que entra o bem-estar emocional.


O QUE É BEM-ESTAR EMOCIONAL?

O conceito está ligado à capacidade de lidar com os sentimentos despertados em diversas situações da vida. Isso envolve o reconhecimento, entendimento e gerenciamento de emoções — sejam elas positivas ou negativas — de maneira construtiva. Em outras palavras, a busca pelo bem-estar emocional não é uma jornada para eliminar todas as emoções negativas. Na verdade, o objetivo é cultivar uma relação saudável e equilibrada com todas as emoções.


COMO O BEM-ESTAR EMOCIONAL AFETA A NOSSA VIDA?

Quando entramos em sofrimento emocional ocorre um desequilíbrio bioquímico no nosso corpo. Dessa forma, as funções do organismo podem ser alteradas até desencadear doenças psicossomáticas.

Quem enfrenta, constantemente, situações estressantes, por exemplo, pode desenvolver uma gastrite nervosa. Em outras palavras, o sofrimento mental gera sintomas físicos.


OS CINCO PILARES DO "MODELO PERMA"

O PERMA é um modelo de bem-estar psicológico desenvolvido por Martin Seligman que se baseia em cinco pilares: Emoção Positiva, Engajamento, Relacionamentos, Significado e Realização. O modelo é uma estrutura para entender a felicidade, onde se concentrar em cada uma dessas áreas pode levar a uma vida mais plena, satisfação e resiliência.


A FELICIDADE SEGUNDO TOM JOBIM

"(...) A felicidade é como a pluma

Que o vento vai levando pelo ar

Voa tão leve, mas tem a vida breve

Precisa que haja vento sem parar"








 
 
 

Comentários


  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

©2022 por REM - Reflexões Em Movimento. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page