A SÍNDROME DO NINHO VAZIO
- Antonio Jose Silva
- há 3 dias
- 2 min de leitura

15/12/2025
TENDÊNCIA NATURAL DOS "PASSARINHOS"
Deixar a casa dos pais pode ser bastante desafiador pra quem vai. Mas e pra quem fica? Alguns pais e mães sofrem com a síndrome do ninho vazio e precisam lidar com várias emoções diante da ausência dos filhos.
O QUE É A SÍNDROME DO NINHO VAZIO
Segundo a psicologia, a Síndrome do Ninho Vazio (SNV) é um estado de sofrimento emocional, solidão e tristeza profunda que alguns pais sentem quando os filhos crescem e saem de casa para viver suas próprias vidas, sentindo-se abandonados e perdendo seu principal papel de cuidado, o que pode evoluir para quadros de depressão, ansiedade e perda de identidade, mas também é uma chance para os pais se redescobrirem.
SOB A ÓTICA DA PSICANÁLISE
O ninho tem a função de proteger os filhos até que eles cresçam e possam voar com as suas próprias asas. Quando isso acontece, significa que os pais ou tutores desempenharam sua função, e agora precisam dar lugar a uma nova perspectiva.
Associar a mudança de fases familiares com coisas boas é um desafio, já que nesse processo as pessoas estão em contato com impulsos inconscientes, frustrações e retomam crises já superadas. A situação que, a princípio, aparenta ser negativa é, na verdade, uma oportunidade para abertura de novas possibilidades.
UMA COMPLEXA TRANSIÇÃO
O fenômeno da síndrome do ninho vazio reflete uma transição emocional complexa para os pais, marcada por sentimentos de solidão e redefinição de propósito à medida que os filhos deixam o lar. Esta mudança, influenciada por fatores sociais e culturais, pode variar desde uma aceitação tranquila até desafios emocionais significativos, dependendo do contexto familiar e cultural.
IDENTIFICANDO E RECONHECENDO OS SENTIMENTOS
É importante permitir-se sentir a tristeza e a saudade. Esses sentimentos são normais e fazem parte do processo de adaptação. Além disso, ignorar ou suprimir emoções pode prolongar o sofrimento.
FERRAMENTAS PARA O ENFRENTAMENTO
Tentar compreender por meio das relações familiares como os pais são afetados à medida que seus filhos crescem e saem de casa na construção de suas próprias vidas, bem como os impactos emocionais gerados diante desse processo de separação. Sua problemática centrou em como os mecanismos, tais como: a intervenção terapêutica e as interações familiares podem contribuir para o enfrentamento e gerenciamento emocional dos pais para superar essa fase da vida.
"Vossos filhos não são vossos filhos. São os filhos e as filhas da ânsia da Vida por si mesma" Khalil Gibran



Comentários