A ROSA de HIROSHIMA do ORIENTE MÉDIO
- Antonio Jose Silva
- 26 de out. de 2023
- 2 min de leitura

26/10/2023
PENSEM TAMBÉM NAS CRIANÇAS A Rosa de Hiroshima é um poema escrito em 1946, pelo cantor e compositor Vinicius de Moraes. Recebeu esse nome como um protesto sobre as explosões de bombas atômicas ocorridas na cidade de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial. O número real de crianças mortas não é conhecido. E agora no Oriente Médio?
E O PROTESTO DE HOJE? A Rosa de Hiroshima tornou-se um grande protesto, primeiro em forma de poema e mais tarde em forma de música. Os versos abordam as consequências da guerra. O início do poema mostra os efeitos da radioatividade nas vítimas civis que foram atingidas. As crianças, alheias ao conflito de duas grandes nações, tornaram-se nos versos de Vinicius de Moraes "mudas telepáticas". As "meninas cegas inexatas".
A RADIOATIVIDADE DE HOJE Não está representada, pelo menos até então, nas bombas atômicas. E sim, na motivação ensandecida por vingança a qualquer custo. Quando uma nação (Israel) tenta combater um tenebroso grupo terrorista (Hamas) com métodos também terroristas... "Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas".
A ROSA QUE MATA A bomba é comparada com uma rosa porque, quando explodiu, resultou na semelhante imagem de uma rosa a desabrochar. Uma rosa costuma estar relacionada com a beleza, no entanto, a rosa de Hiroshima remete para as horríveis consequências deixadas pela guerra.
A BOMBA DE GAZA Faixa de Gaza é uma bomba-relógio para impactos de um conflito armado na infância.
Um terço das vítimas da guerra na região são crianças palestinas; Unicef, agência da ONU para a infância, apela para cessar-fogo imediato para assegurar a saída segura da população civil. O poema de Vinicius de Moraes fala das gerações afetadas pela guerra e pelo rastro de sofrimento e desespero deixado nas gerações posteriores. "A rosa com cirrose".
ROSAS CÁLIDAS "Uma criança é uma criança. Crianças em todos os lugares devem ser protegidas o tempo todo e nunca devem ser alvo de ataques. Ressaltamos o apelo do Secretário-Geral das Nações Unidas para revogar a ordem de mais de um milhão de civis palestinos de deixar o norte de Gaza e tomar todas as medidas possíveis para garantir a segurança e a proteção deles. Toda criança merece nada menos que isso." Catherine Russel, Diretora executiva da Unicef
https://music.youtube.com/watch?v=l6fOw_icNFs&si=aUwIgwd6XvAhY6BC
Comments